Você com certeza já utilizou um atlas, né? Puxa aí pela memória, tenta se lembrar das aulas de Geografia no Ensino Médio. Você vai recordar que um dia colocou as mãos em um atlas e descobriu que ele é, na verdade, uma coleção, um caderno repleto de mapas diferentes, cada um deles com variadas informações cartográficas sobre regiões específicas.

A origem do nome é curiosa e remete a um personagem da mitologia grega: após uma grave treta com o Olimpo, Atlas, que fazia parte do grupo dos titãs, acabou condenado a sustentar o globo terrestre em seus ombros por toda…

Você com certeza já utilizou um atlas, né? Puxa aí pela memória, tenta se lembrar das aulas de Geografia no Ensino Médio. Você vai recordar que um dia colocou as mãos em um atlas e descobriu que ele é, na verdade, uma coleção, um caderno repleto de mapas diferentes, cada um deles com variadas informações cartográficas sobre regiões específicas.

A origem do nome é curiosa e remete a um personagem da mitologia grega: após uma grave treta com o Olimpo, Atlas, que fazia parte do grupo dos titãs, acabou condenado a sustentar o globo terrestre em seus ombros por toda…

Já passava da seis horas da tarde e nada. Nenhum cliente havia se aproximado da barraca do velho Yan. E isso não era privilégio dele. Outros vendedores da praça também não tinham vendido nada o dia inteiro. A verdade é que o mercado de pedras preciosas tinha ficado difícil naquela vila. Principalmente depois que mais jazidas foram encontradas por ali. Com tantas pedras disponíveis, quase todo mundo resolveu montar uma barraca e vender esse abundante produto aos viajantes que passavam. Sem levar nenhum tostão para casa, Yan não conseguiu dormir. Como poderia alavancar seu negócio?

Resolveu investir na apresentação…

Imagem retirada do Freepik.

No início de 2020, a pandemia de Covid-19 chegou com força ao Brasil. Dentre as medidas adotadas pelas autoridades, a mais impactante para todos os setores sociais foi certamente o isolamento. Também comumente chamada de quarentena, essa medida exigiu resiliência e criatividade para a manutenção do funcionamento das mais importantes instituições da sociedade brasileira, dentre elas, o Parlamento.

Na Câmara dos Deputados, uma verdadeira força-tarefa foi montada para que um mínimo de atividade legislativa fosse mantido, o que se deu especialmente por meio de tecnologias que permitiram aos deputados e deputadas federais deliberar sobre os temas mais urgentes a partir…

Em 1º de Novembro de 2020, completam-se sete anos desde que foi proposta a ideia do LABHacker da Câmara dos Deputados, por participantes do 1º Hackathon da Câmara dos Deputados. Com esse marco temporal, é oportuno buscar refazer uma trajetória do Laboratório com seus aprendizados até agora.

Regularmente, outros servidores públicos e pesquisadores ligados às temática de inovação e participação, nos enviam questionamentos acerca da natureza e atividades do LAB. Inúmeras teses e artigos já foram escritos em diferentes anos contando parte da nossa história.

Como contribuição a esse público, este texto — o primeiro de uma série de três…

Certa vez, assistindo a um filme com meu filho, vimos um dos protagonistas se questionar de onde vinha a capacidade criativa de outro personagem da história. Era um filme sobre homens das cavernas e essa cena foi uma das mais engraçadas. Por se ambientar na pré-história, a narrativa criava um terreno fértil para ideias inovadoras e isso acabou seduzindo o nosso protagonista a também explorar a sua própria criatividade. Porém, ao escolher o caminho da competição com o outro personagem, ele chega a deduzir que as ideias só poderiam vir do estômago das pessoas. Daí já dá para supor que…

Atenção: este projeto é um experimento e fez parte de um hackathon.

Este texto é uma continuação do texto anterior sobre as semanas de desenvolvimento do LABootcamp, se você ainda não leu, é só clicar aqui :)

Mais do que apenas falar sobre ferramentas novas, na semana de desenvolvimento do LABootcamp, nós colocamos a mão na massa em um Hackathon interno de 2 dias! O principal desafio era testar as novas abordagens aprendidas ao longo das duas semanas e analisar sua efetividade em projetos futuros.

Depois de um “toró de ideias” entre a equipe, conseguimos chegar no escopo de…

A gente não consegue, nem gosta de ficar parado. Além disso, nada como uma imersão para começar o ano bem! Nos inspiramos em bootcamps (treinamentos rápidos) e assim nasceu o LABootcamp, para alinhar a equipe sobre dois temas durante o mês de janeiro: desenvolvimento e design.

Nas duas primeiras semanas, reunimos os nossos desenvolvedores e pedimos que cada um fizesse apresentações de seus pontos técnicos fortes e das áreas que gostariam de explorar no futuro. …

E aí, galera! Já faz um tempinho que não nos vemos por aqui, né? Mas tudo bem, hoje viemos falar sobre comunicação. Isso mesmo. Comunicação. E, claro, sobre a relação (tão importante) entre a sociedade e o Parlamento. Diz aí, você acha que a Câmara escuta e conversa com você?

Neste ano, a Câmara criou o Conselho Consultivo de Comunicação Social para definir como a Casa deve falar com você! Ele é composto por 5 deputados, 2 servidores e 4 representantes da sociedade civil. …

No último ano, parte da equipe do LAB esteve imersa no desenvolvimento de um novo formato de participação do Wikilegis, uma das principais ferramentas do e-Democracia, nossa plataforma de participação popular. Nessa quinta (12), tivemos a honra de mostrar o resultado ao mundo!

No ar desde 2013, ano em que a população começou a se engajar mais no cenário político, o Wikilegis surgiu para suprir a necessidade de participação social. …

Hackers do LAB

Membros do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store